A infertilidade atinge em torno de 15% dos casais, um índice alto. É considerado infertilidade conjugal quando um casal está a um ano tentando ter um filho, com relações sexuais regulares e sem métodos anticoncepcionais, mas sem sucesso. Algumas causas são:
1. Alteração na temperatura dos testículos: esse problema pode acontecer devido as doenças criptorquidia, 1 ou 2 testículos fora da bolsa escrotal e varicocele, varizes nos testículos, como também há casos em que os homens que estão expostos a temperaturas altas acabam perdendo a qualidade dos seus espermatozoides.
2. Endometriose: em torno de 50% das mulheres com endometriose tem dificuldades de engravidar, a causa desse problema é a presença do endométrio fora da cavidade uterina. Quando não há gestação no mês, o endométrio descama e o organismo expele o que dá origem a menstruação, quando essa mucosa começa a acumular em locais fora do útero, então aí é chamada de endometriose.
3. Caxumba: essa é uma das infecções que podem causar infertilidade no homem. A doença afeta as glândulas salivares, mas em 30% dos casos pode afetar os testículos também, no caso ele vai enfrentar problemas de fertilidade, porém não significa que vai parar de produzir totalmente espermatozoides.
4. Ovário Policístico: é um distúrbio hormonal, e se caracteriza pela alta produção de testosterona, menstruação irregular ou ausência da menstruação, a presença dos micros cistos nos ovários e anovulação crônica (ovula poucas vezes no ano).
5. Idade: esse fator atinge tanto o homem como a mulher, no caso dela que já nasce com o estoque de óvulos pré-definido, eles acabam diminuindo com os anos e também a qualidade deles, no caso do sexo masculino também ocorre tanto a diminuição da produção, quanto a qualidade dos espermatozoides, mas em uma proporção mais baixa que a dela.
Lembre-se de procurar o Dr. André Luiz caso tenha dificuldade para engravidar, todos esses problemas têm tratamento e com acompanhamento adequado suas chances vão aumentar.