Prepare-se para engravidar

O ideal é que se comece a planejar a gravidez com um ano de antecedência, nesse tempo a primeira coisa a se fazer é procurar um médico, ele vai lhe orientar sobre o que deve fazer, mas pode-se começar modificando a alimentação e estilo de vida, para seu corpo ir ficando mais saudável. Caso tenha algum problema como diabetes e asma, talvez seja necessária uma modificação no tratamento, lembrando que isso tudo com acompanhamento de um médico, procure ele pelo menos três meses antes de tentar engravidar, mesmo que você não tenha problemas prévios, afinal é preciso fazer exames e tomar as vacinas que estejam faltando.

No início o médico lhe fara muitas perguntas sobre você e seu parceiro, como histórico familiar de doenças, estilo de vida, alimentação, problemas genéticos na família, métodos anticoncepcionais utilizados, problemas menstruais, se já tem filhos, como foi o parto, tudo isso é necessário para que ele saiba como lhe ajudar a engravidar. Depois disso é época de começar a fazer os exames como, hemograma completo, tipagem sanguínea, sífilis, HIV, HTLV I e II, Hepatites B e C, rubéola, dosagens hormonais, urina, corrimento vaginal, histerossalpingografia para a verificação da permeabilidade das trompas, ultrassom transvaginal e espermograma.

Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas com o dr. André Luiz, não esqueça de falar todos os medicamentos que você toma, inclusive os que acha inofensivo ou que são usados esporadicamente, pois tem que se saber qual deles tem que se evitar enquanto estiver tentando engravidar.

Deixe um comentário