Espermograma
O espermograma ou análise do sêmen é um exame laboratorial importante para verificar a capacidade de reprodução do homem. De acordo com a Organização Mundial da Saúde alguns critérios são verificados na amostra coletada pelo paciente por meio de masturbação. Então é analisado o aspecto ejaculado, a quantidade, o estado dos espermatozoides na amostra, para ser dado o diagnóstico sobre a fertilidade do homem, também podendo mostrar alguns fatores da saúde reprodutiva do homem.
Depois do recolhimento da amostra, ela é levada para o laboratório e são feitas avaliações descritivas do sêmen, verificando principalmente os aspectos tanto de morfologia e como motilidade, ou seja, características físicas e capacidade de se mover. Primeiramente é avaliado as condições físicas, como liquefação, viscosidade, volume, coloração e acidez do material (pH), após a análise de torna microscópica, então se averigua a vitalidade dos gametas, se a estrutura se encontra certa, a motilidade total e progressiva, a concentração de espermatozoides, também é medida a quantidade de células de defesa (leucócitos) e compostos como frutose e ácido nítrico.
O exame é simples e por se tratar de ser laboratorial não há nenhuma complicação, o que se recomenda é que aja uma abstinência de 2 a 7 dias de qualquer ação que cause ejaculação. O médico ira te dizer se deve ou não fazer jejum para o exame, já que dependo do que for analisado pode ser necessário. O normal é que ele faça o pedido de duas coletas no intervalo de 15 dias, se as comparações das análises derem muito diferentes ele poderá pedir outro exame para determinar qual o diagnóstico. O resultado que vai dizer ao paciente como está a sua fertilidade, se os seus espermatozoides então em condições de chegarem vivos no óvulo da mulher.