Aos pais e futuros papais

Parabéns a todos os pais e futuros pais.

Hoje, a medicina reprodutiva é capaz de ajudar a maioria dos casais a realizar o sonho de ter filhos. O homem, o fator masculino, hoje, é muito mais investigado e diagnosticado.

Existem vários fatores que podem acometer o homem. Um dos principais deles é a varicocele, que são varizes do testículo que aumentam a temperatura dos testículos e diminuem a produção e a qualidade dos espermatozoides. Dependendo do grau e do comprometimento desse semen, é possível fazer uma cirurgia para retirar essas veias varicosas, ou, se no caso, a mulher também tem algum fator, talvez fazer um tratamento de fertilização in vitro utilizando-se a técnica mais avançada chamada icsi, é a injeção de 1 espermatozoide dentro de cada ovulo. Com essa técnica, é possível que homens que tenham muito pouco espermatozoides ou com a qualidade muito afetada possam realizar o tratamento e engravidar a parceira. É também indicado para os homens que fizeram vasectomia e essa vasectomia tem mais de 5 anos. Porque, até 5 anos, a reversão ainda proporciona algum resultado. Depois desse tempo, as chances de conseguir engravidar, de ter sucesso na reversão e conseguir engravidar a parceira, se restringe muito.

Então, no caso dos homens vasectomizados ou que não tenham espermatozoides no ejaculado, é possível, através de uma punção do epidídimo, chamado PESA, encontrar os espermatozoides ou no TESA que é a punção dos testículos. Encontrando espermatozoides, é possível utilizar esses espermatozoides para injetar um dentro de cada ovulo da mulher e, com a fertilização, com a junção do núcleo masculino e feminino, e o desenvolvimento desse embrião, transferir os melhores embriões para dentro do útero da mulher.

Hoje, também, nós conseguimos detectar alterações além do espermograma. O espermograma dá informações importantes sobre a concentração, a motilidade, a morfologia do espermatozoide. E tem um outro exame, chamado tece, que é o teste da estrutura da cromatina espermática, que ve o grau de fragmentação do dna do espermatozoide. Por que?  Porque o homem pode ter um espermograma normal, mas, se ele tiver essa fragmentação do dna aumentada, esse espermatozoide não consegue fertilizar o ovulo, se fertiliza, não gera um embrião de boa qualidade, que não vai implantar e se implantar, em 80% das vezes, aborta.

Então é muito importante o homem também fazer essa investigação mais completa. Então, o casal está tendo dificuldade, os dois devem procurar a ajuda de um especialista. O ideal é um especialista de reprodução humana. Por que?  Porque senão a mulher vai pro ginecologista, o homem vai para o urologista e cada um faz o seu tratamento separadamente. O ideal é buscarem uma ajuda, uma investigação concomitante, e tratar os dois ao mesmo tempo. Não adianta corrigir um fator se o outro veio alterado e vice versa. Mas, hoje, há esperança para a maioria dos casais de conseguir engravidar.

Então essa é a mensagem que eu deixo para todos os pais e futuros papais. Não percam a esperança que a paternidade é possível.

Obrigado.

Deixe um comentário